SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O papel transformador das ferramentas didáticas nas práticas de ensino e no objeto ensinado: o caso da escrita do artigo de opinião índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FARRELL, Jill Beloff  e  STRANGE-MARTIN, Nicole. Pós-graduação no exterior: construção de consciência cultural e internacional para uma pedagogia responsiva do professor educador. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.02-10. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p2-16.

Este artigo discute o desenvolvimento de programas de pós-graduação em Nassau e Freeport, nas Bahamas. Em 2010, nossa universidade tomou uma decisão consciente de oferecer um programa de pós-graduação off-shore para os educadores das Bahamas, em um contexto específico (uma ilha) e em resposta a um pedido particular. Hoje, oferecemos cinco programas diferentes em três locais (2 ilhas) para professores, administradores escolares, orientadores pedagógicos e líderes organizacionais em uma variedade de contextos institucionais educacionais. Até o momento, mais de 20 professores da nossa Faculdade de Educação viajaram para dar aulas presenciais off-shore para alunos das Bahamas que ansiavam continuar sua formação para melhorar a aprendizagem e em busca do crescimento profissional. Vários dos administradores e professores que estiveram envolvidos começaram a examinar as suas experiências individualmente e de forma colaborativa. Agora, já estão explorando as possibilidades de uma futura expansão internacional do programa devido ao sucesso dos programas de pós-graduação oferecidos pela Barry University nas Bahamas. Este artigo descreve um desses contextos e as experiências de um administrador e um membro do corpo docente, do ensino, as lições aprendidas e sugestões para instituições de ensino superior que estejam considerando o desenvolvimento pós-graduação em educação, serviços de educação e programas de liderança organizacional off -shore.

Palavras-chave : Pós-graduação; Pedagogia Cultural e Internacional Responsiva; Formação do Professor; Desenvolvimento de Programas Internacionais..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )