SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Posgrado en el exterior: construcción de una consciencia cultural e internaciononal para una pedagogía adaptativa del profesor educadorEl anti-vuelco lingüístico de Gilles Deleuze y su importância para la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

GRACA, Luciana  y  PEREIRA, Maria Luísa Álvares. O papel transformador das ferramentas didáticas nas práticas de ensino e no objeto ensinado: o caso da escrita do artigo de opinião. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.17-32. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p17-32.

Este artigo estuda a importância das ferramentas didáticas utilizadas pelo professor na transformação quer das práticas de ensino quer do próprio objeto efetivamente ensinado in loco. Mais especificamente, nós avaliamos o impacto da introdução de uma sequência didática, em turmas de 6.º ano de escolaridade de língua portuguesa, não só em termos das atividades realizadas como também a nível das dimensões do objeto de ensino selecionadas para serem apresentadas aos alunos.

Palabras clave : Ferramentas Didáticas; Práticas de Ensino; Objeto Ensinado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )