SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Pós-graduação no exterior: construção de consciência cultural e internacional para uma pedagogia responsiva do professor educador.A antivirada linguística de Gilles Deleuze e sua importância para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

GRACA, Luciana  e  PEREIRA, Maria Luísa Álvares. O papel transformador das ferramentas didáticas nas práticas de ensino e no objeto ensinado: o caso da escrita do artigo de opinião. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.17-32. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p17-32.

Este artigo estuda a importância das ferramentas didáticas utilizadas pelo professor na transformação quer das práticas de ensino quer do próprio objeto efetivamente ensinado in loco. Mais especificamente, nós avaliamos o impacto da introdução de uma sequência didática, em turmas de 6.º ano de escolaridade de língua portuguesa, não só em termos das atividades realizadas como também a nível das dimensões do objeto de ensino selecionadas para serem apresentadas aos alunos.

Palavras-chave : Ferramentas Didáticas; Práticas de Ensino; Objeto Ensinado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )