SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Anti-turn language of Gilles Deleuze and its importance for educationBetween reflective, critical and post-critical perspectives: an analysis of teaching education cation in postgraduate programs in Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de; APARICIO, Ana Silva Moço  and  HAAS, Célia Maria. O estágio curricular: propostas para sua ressignificação a partir da visão do aluno de pedagogia. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.53-71. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p53-71.

O presente artigo tem como objetivo principal colocar em discussão a atividade de estágio curricular. Para tal, inicialmente, apresenta-se uma breve história de como essa atividade vem sendo tratada na legislação brasileira, bem como o conceito de estágio que se defende. Por último, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada em curso de Pedagogia em que se procurou, por meio das respostas a entrevistas com alunos do curso, identificar elementos para a ressignificação do estágio curricular. Os resultados da pesquisa evidenciam principalmente que a real inserção do estagiário no contexto escolar só será possível com um tempo maior de permanência na escola e com um trabalho em parceria da universidade e da escola, com o professor regente assumindo também a responsabilidade pela formação do futuro professor.

Keywords : Ressignificação do Estágio; Formação Docente; Pedagogia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )