SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1El anti-vuelco lingüístico de Gilles Deleuze y su importância para la educaciónEntre las perspectivas reflexivas, críticas y poscríticas: unun análisisis de la formacición de profesores en los programas de posgrado en educación de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de; APARICIO, Ana Silva Moço  y  HAAS, Célia Maria. O estágio curricular: propostas para sua ressignificação a partir da visão do aluno de pedagogia. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.53-71. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p53-71.

O presente artigo tem como objetivo principal colocar em discussão a atividade de estágio curricular. Para tal, inicialmente, apresenta-se uma breve história de como essa atividade vem sendo tratada na legislação brasileira, bem como o conceito de estágio que se defende. Por último, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada em curso de Pedagogia em que se procurou, por meio das respostas a entrevistas com alunos do curso, identificar elementos para a ressignificação do estágio curricular. Os resultados da pesquisa evidenciam principalmente que a real inserção do estagiário no contexto escolar só será possível com um tempo maior de permanência na escola e com um trabalho em parceria da universidade e da escola, com o professor regente assumindo também a responsabilidade pela formação do futuro professor.

Palabras clave : Ressignificação do Estágio; Formação Docente; Pedagogia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )