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Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de; APARICIO, Ana Silva Moço e HAAS, Célia Maria. O estágio curricular: propostas para sua ressignificação a partir da visão do aluno de pedagogia. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.53-71. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p53-71.
O presente artigo tem como objetivo principal colocar em discussão a atividade de estágio curricular. Para tal, inicialmente, apresenta-se uma breve história de como essa atividade vem sendo tratada na legislação brasileira, bem como o conceito de estágio que se defende. Por último, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada em curso de Pedagogia em que se procurou, por meio das respostas a entrevistas com alunos do curso, identificar elementos para a ressignificação do estágio curricular. Os resultados da pesquisa evidenciam principalmente que a real inserção do estagiário no contexto escolar só será possível com um tempo maior de permanência na escola e com um trabalho em parceria da universidade e da escola, com o professor regente assumindo também a responsabilidade pela formação do futuro professor.
Palavras-chave : Ressignificação do Estágio; Formação Docente; Pedagogia..