SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1La práctica curricular: propuestas para su resignificación a partir del punto de vista del alumno de pedagogíaCurrículum, salud y escuelala: tecnologías biopolíticas en los libros didácticos de ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; BOTEGA, Gisely Pereira; WERLE, Verônica  y  MOSER, Denise Consuelo. Entre as perspectivas reflexivas, críticas e pós-críticas: uma análise da formação de professores nos Programas de Pós-Graduação em Educação de Santa Catarin. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.72-92. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p72-92.

As perspectivas teóricas, críticas, reflexivas e pós-críticas influenciam o campo da formação de professores e as pesquisas em educação, produzidas pelas diferentes universidades do Estado de Santa Catarina. Assim, esta pesquisa buscou focalizar os 11 Programas de Pós-Graduação stricto-sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação reconhecidos pela CAPES no Estado (UFSC, UNIVALI, UDESC, UNIVILLE, FURB, UNOESC, UNESC, UNISUL, UNOCHAPECÓ, UFFS, UNIPLAC) e investigar como tais perspectivas transversalizam seus currículos e em que medida compõem os currículos das disciplinas oferecidas, as linhas de pesquisas e o que isso revela sobre a formação docente. A investigação foi realizada a partir da análise documental referente aos dados de 2009 da Avaliação Trienal de 2010, realizada pela CAPES, bem como dos documentos e das informações disponibilizados nos sites dos Programas investigados. Os resultados demonstraram uma predominância das perspectivas críticas e reflexivas, fator que levou a problematizações sobre a construção de novos olhares teóricos, em que todas as perspectivas sejam consideradas, já que esse olhar produziria efeitos nas pesquisas e nas teorizações educacionais.

Palabras clave : Formação de Professores; Pós-Graduação; Pesquisa em Educação; Teorias Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )