SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Entre as perspectivas reflexivas, críticas e pós-críticas: uma análise da formação de professores nos Programas de Pós-Graduação em Educação de Santa CatarinTrabalho docente na modernidade líquida: o prerezi no processo ensino e aprendizagem dos/as "alunos /as surfistas " índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

GERMANO, Ana Paula  e  CERVI, Gicele Maria. Currículo, saúde e escola: tecnologias biopolíticas nos livros didáticos de ciências. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.93-110. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n1.p93-110.

Este trabalho problematiza a formação de subjetividades por meio do currículo da escola e nela a estética das imagens sobre o corpo humano presentes em três livros de Ciências do ensino fundamental do oitavo ano. Tal fenômeno é discutido sob a ótica dos conceitos de biopoder e de biopolítica foucaultianos. Muitas são as tecnologias de poder operando por meio das representações do corpo presentes nesses livros. Dentre estas tecnologias, pode-se citar como exemplo o discurso médico, o esporte, a indústria cultural, a moda, a publicidade. As imagens presentes nos livros e selecionadas para a análise tanto se referem às explicações biológicas do funcionamento do corpo, quanto representam atitudes em relação à saúde ou, ainda, às práticas esportivas. Contudo, o que se pode ver de modo mais contundente nas imagens é certa padronização estética do corpo, tanto significando beleza quanto saúde. O que atua nessa padronização são complexas tecnologias biopolíticas, que podem criar formas de subjetividade em estudantes que os utilizam frequentemente, como noções distorcidas de beleza e saúde, padronização de atitudes, entre outros.

Palavras-chave : Biopolítica; Subjetividade; Livro Didático de Ciências..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )