SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Avaliando compromissos com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental: o Caso da Universidade do Vale do ItajaíCompromissos de Sustentabilidade na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Brasil: estudo de caso do Projeto Rede de Indicadores de Universidades Sustentáveis - RISU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FIGUEIREDO, Mara Lúcia; JUNKES, Márcia Maria; ZUNINO, Heloisa Maria Wichern  e  AIUB, George Wilson. O processo de ambientalização no Centro Universitário de Brusque: a aplicação de um Sistema de Indicadores de Sustentabilidade. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.185-203. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p185-203.

Objetivando contribuir com os processos de ambientalização nas Instituições de Educação Superior (IES), este artigo apresenta uma das etapas deste processo no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE: a aplicação de um sistema de indicadores de sustentabilidade, proporcionada pela participação no projeto Definición de indicadores de evaluación de la sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas, um projeto da Red de Indicadores de Sostenibilidad Universitaria (RISU). Referido projeto tinha por objetivo principal a aplicação de um sistema de indicadores que permitisse avaliar os compromissos com as dimensões da sustentabilidade nas universidades, propiciando a reflexão sobre suas fragilidades ou potencialidades na inserção desta temática. Na UNIFEBE, a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo com a realização de entrevistas, aplicando um questionário composto por 114 indicadores de sustentabilidade. O processo desencadeado pela realização desta investigação e seus resultados permitiram identificar indícios da incorporação das dimensões da sustentabilidade na gestão, no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como as fragilidades, as dificuldades e os desafios frente à necessidade desta inserção. Ele também impulsionou alguns avanços no processo de ambientalização, tais como: ampliação da discussão dessa temática na IES, com o fortalecimento da parceria, da integração e da colaboração entre gestores, docentes, colaboradores e acadêmicos em prol da construção da Política de Ambientalização e a aprovação de seu Regulamento. Consideramos o sistema de indicadores proposto pelo projeto da RISU uma ferramenta imprescindível na construção de Políticas Institucionais de Ambientalização e Sustentabilidade nas IES.

Palavras-chave : Indicadores de Sustentabilidade; Políticas Institucionais de Ambientalização; Educação Superior; Espaços educadores Sustentáveis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )