SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2El proceso de Ambientalización en el Centro Universitario de Brusque: La aplicación de un Sistema de Indicadores de SustentabilidadLa sostenibilidad socioambiental en IES: diagnosticar para conocer y avanzar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CUNHA, Isabel Cristina da; FREITAS, Mario Jorge Cardoso; MENDONCA, Ana Waley  y  BOGO, Amauri. Compromissos de Sustentabilidade na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Brasil: estudo de caso do Projeto Rede de Indicadores de Universidades Sustentáveis - RISU. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.204-227. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p204-227.

O artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de um questionário de Indicadores de Sustentabilidade e enfatizar dados relativos aos compromissos assumidos para os próximos 3 a 5 anos. A UDESC faz parte do projeto Rede de Indicadores de Universidades Sustentáveis (RISU) e a aplicação do questionário se constituiu em uma oportunidade para relançar um debate entre a comunidade universitária sobre a problemática da sustentabilidade. O questionário, com 114 indicadores distribuídos por 11 blocos temáticos, foi preenchido pelas autoridades competentes da UDESC. A análise dos resultados permite identificar quais as ações que já foram e/ou ainda não foram implementadas na universidade e, o que é mais importante, quais são os compromissos assumidos pela instituição. Com base na consideração de tais compromissos, debatem-se quais deverão ser os próximos passos para a construção da sustentabilidade na universidade.

Palabras clave : Indicadores de Sustentabilidade; Universidades Sustentáveis; Responsabilidade social e Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )