SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Sustainability Commitment of Univsidade do Estado de Santa Catarina-UDESC: case study of the Network of Sustainability Indicators in Universities Project (Suni/Risu)The state of the art of environmental compliance at Universidade Federal do Rio Grande - FURG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BALDIN, Nelma  and  CARLETTO, Denise Lemke. Sustentabilidade socioambiental em IES: diagnosticar para conhecer e avançar. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.228-242. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p228-242.

O presente artigo trata da questão da ambientalização curricular nas Instituições de Ensino Superior e de como a questão da sustentabilidade ambiental é tratada nessas instituições. Em vista dessa argumentação, objetiva apresentar os resultados de um diagnóstico da sustentabilidade ambiental na Universidade da Região de Joinville (Univille), localizada na cidade de Joinville - na região nordeste do Estado de Santa Catarina, Brasil. O estudo ocorreu no âmbito do Projeto Definición de indicadores de evaluación de la sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas - conhecido como Projeto da RISU, desenvolvido entre 2013 e 2014. Os caminhos metodológicos utilizados para a aplicação desta pesquisa, na Univille, seguiram todas as etapas estipuladas pelo Projeto da RISU, aplicando-se um questionário - survey - às pessoas que na instituição exercem funções que envolvem as questões da sustentabilidade institucional. Os dados coletados mostraram que, embora política de sustentabilidade da Univille ainda não esteja definida e divulgada institucionalmente, de certa forma a universidade direciona suas ações e atua com enfoque socioambiental nas esferas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Keywords : Educação Ambiental; Sustentabilidade Socioambiental; Política de Sustentabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )