Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
BALDIN, Nelma y CARLETTO, Denise Lemke. Sustentabilidade socioambiental em IES: diagnosticar para conhecer e avançar. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.228-242. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p228-242.
O presente artigo trata da questão da ambientalização curricular nas Instituições de Ensino Superior e de como a questão da sustentabilidade ambiental é tratada nessas instituições. Em vista dessa argumentação, objetiva apresentar os resultados de um diagnóstico da sustentabilidade ambiental na Universidade da Região de Joinville (Univille), localizada na cidade de Joinville - na região nordeste do Estado de Santa Catarina, Brasil. O estudo ocorreu no âmbito do Projeto Definición de indicadores de evaluación de la sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas - conhecido como Projeto da RISU, desenvolvido entre 2013 e 2014. Os caminhos metodológicos utilizados para a aplicação desta pesquisa, na Univille, seguiram todas as etapas estipuladas pelo Projeto da RISU, aplicando-se um questionário - survey - às pessoas que na instituição exercem funções que envolvem as questões da sustentabilidade institucional. Os dados coletados mostraram que, embora política de sustentabilidade da Univille ainda não esteja definida e divulgada institucionalmente, de certa forma a universidade direciona suas ações e atua com enfoque socioambiental nas esferas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Palabras clave : Educação Ambiental; Sustentabilidade Socioambiental; Política de Sustentabilidade.