SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Sustentabilidade socioambiental em IES: diagnosticar para conhecer e avançarInvestigação de indicadores de sustentabilidade: trajetória da Unisinos na referência à política dos fluxos da responsabilidade socioambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

KITZMANN, Dione Iara Silveira et al. O estado da arte da adequação ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.243-260. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p243-260.

Este trabalho descreve o processo de adequação ambiental e expressa os resultados da avaliação dos compromissos com a sustentabilidade na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da análise da linha do tempo das suas ações de gestão ambiental e do projeto "Definição de indicadores para a avaliação das políticas de sustentabilidade em Universidades Latino-americanas", ligado à Rede de Indicadores de Sustentabilidade nas Universidades - RISU (Projeto RISU). Esse projeto é uma iniciativa da Universidad Autónoma de Madrid (UAM), do qual participam 10 países latino-americanos. No Brasil foram 13 as universidades participantes, dentre instituições de ensino superior públicas e privadas. A ferramenta de pesquisa do Projeto RISU foi aplicada na FURG, considerando a abrangência dos 114 itens a serem investigados, divididos em seis grupos: Política de Sustentabilidade; Sensibilização e Participação; Responsabilidade Socioambiental; Docência; Pesquisa e Transferência; Gestão Ambiental (sobre os temas Água, Urbanismo e Biodiversidade, Energia, Mobilidade, Resíduos, Contratação Responsável). A estratégia metodológica para a aplicação do questionário constou da coleta de dados por meio de consulta a documentos oficiais e reuniões com os responsáveis em cada uma das seis áreas no Campus Carreiros. Por meio da participação neste projeto a universidade verificou que o seu nível de comprometimento com a sustentabilidade é variável dentre as áreas analisadas, possibilitando a avaliação, o desenvolvimento, a correção e o aperfeiçoamento de políticas e ações de melhoria contínua para a instituição. Considerou-se que o Projeto RISU evidenciou de modo objetivo a situação atual da FURG, que está consolidando a sua Política Ambiental e cumprindo condicionantes de licenciamento, tendo sido uma importante ferramenta para a melhoria contínua do processo de adequação ambiental dessa instituição de ensino superior.

Palavras-chave : Projeto RISU; Gestão Ambiental em Universidades; Práticas de Gestão Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )