SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2El estado del arte de la adecuación ambiental en la Universidad Federal de Río Grande - FURGIndicadores de Sostenibilidad en la PUCRS: Un análisis a partir del Proyecto Red de Indicadores de Evaluación de la Sostenibilidad en las Universidades Latinoamericanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

RUSCHEINSKY, Aloisio  y  GOMES, Luciana Paulo. Investigação de indicadores de sustentabilidade: trajetória da Unisinos na referência à política dos fluxos da responsabilidade socioambiental. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.261-278. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p261-278.

O texto aborda os resultados de investigação referente aos indicadores de sustentabilidade em universidade que se pauta por uma política da responsabilidade socioambiental. A trajetória para uma política de sustentabilidade, mediante a sensibilização e a participação dos agentes, alça a esfera do planejamento estratégico institucional. Cabe destacar a tríade da questão ambiental no ensino/docência, na investigação e na transferência de conhecimento e na gestão do campus com rotinas que orientam o crescimento dentro de cuidados com o meio ambiente. Outra tipologia enfatiza os temas candentes na atualidade para incorporar um projeto de sustentabilidade: energia, água, resíduos e mobilidade. As múltiplas exigências sobre o espaço acadêmico suscitam temas concorrentes, em cujo fenômeno enreda¬ conflitos para tornar a sustentabilidade ambiental socialmente percebida como relevante.

Palabras clave : Investigação; Socioambiental; Universidade; Gestão Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )