SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O estado da arte da adequação ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURGIndicadores de Sustentabilidade na PUCRS: Uma Análise a Partir do Projeto Rede de Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade em Universidades Latino-Americanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

RUSCHEINSKY, Aloisio  e  GOMES, Luciana Paulo. Investigação de indicadores de sustentabilidade: trajetória da Unisinos na referência à política dos fluxos da responsabilidade socioambiental. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.261-278. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p261-278.

O texto aborda os resultados de investigação referente aos indicadores de sustentabilidade em universidade que se pauta por uma política da responsabilidade socioambiental. A trajetória para uma política de sustentabilidade, mediante a sensibilização e a participação dos agentes, alça a esfera do planejamento estratégico institucional. Cabe destacar a tríade da questão ambiental no ensino/docência, na investigação e na transferência de conhecimento e na gestão do campus com rotinas que orientam o crescimento dentro de cuidados com o meio ambiente. Outra tipologia enfatiza os temas candentes na atualidade para incorporar um projeto de sustentabilidade: energia, água, resíduos e mobilidade. As múltiplas exigências sobre o espaço acadêmico suscitam temas concorrentes, em cujo fenômeno enreda¬ conflitos para tornar a sustentabilidade ambiental socialmente percebida como relevante.

Palavras-chave : Investigação; Socioambiental; Universidade; Gestão Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )