SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Indicadores de Sustentabilidade na PUCRS: Uma Análise a Partir do Projeto Rede de Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade em Universidades Latino-AmericanasRISU: qualificando o Projeto, Fazendo a Lição de Casa na Universidade de Passo Fundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi et al. Emergência e Incorporação da Sustentabilidade Socioambiental na Universidade Regional do Alto Uruguai das Missões - URI. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.297-314. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p297-314.

O artigo tem o objetivo de dar visibilidade à emergência e à incorporação da sustentabilidade socioambiental na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Resulta de consulta em documentos oficiais e compilação de alguns projetos e práticas desenvolvidos pela universidade ao longo de sua trajetória. Inicialmente catalisamos energias em demonstrar como a URI tem assumido e tratado a questão da sustentabilidade em seus documentos e políticas. Num segundo momento, apresentamos algumas práticas e experiências desenvolvidas que dão a dimensão do que vem ocorrendo em termos de ambientalização curricular, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária. Por fim, apontamos a importância da participação em projetos como o da RISU, que possibilitou uma avaliação da atual situação e dos compromissos da universidade com a sustentabilidade, contribuindo para a regulamentação de sua política de Sustentabilidade Socioambiental.

Palavras-chave : Ambientalização; Política Socioambiental; Universidade Comunitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )