SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2RISU: qualificando o Projeto, Fazendo a Lição de Casa na Universidade de Passo Fundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CARNIATTO, Irene; JUNIOR, Elio Jacob Hennrich  e  MOTA, Jaqueline Grasiele de Oliveira. Programas de Sustentabilidade na Gestão das Instituições de Ensino Superior. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.333-348. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p333-348.

As instituições de Ensino Superior são, por princípio, geradoras de conhecimentos, formadoras de profissionais e cidadãos para todas as comunidades. Em tempo da maior crise ambiental de nossa era, as universidades e as faculdades têm formado profissionais e cidadãos conscientes e preparados para compreender, gerir e apresentar soluções para esta crise socioambiental que vivemos? Neste artigo são apresentados os dados da pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, uma pesquisa internacional denominada Projeto RISU - "Definición de indicadores y evaluación de los compromisos con la sostenibilidad en Universidades Latinoamericanas". O estudo demonstrou que a universidade apresenta uma grande inserção social em sua região e desenvolve mais de uma centena de projetos sobre sustentabilidade, educação ambiental e meio ambiente, mas ainda não possui uma política integrada em seu plano estratégico ou de desenvolvimento institucional, necessitando reestruturar as políticas articuladas pelos eixos sustentabilidade, educação ambiental e meio ambiente.

Palavras-chave : Gestão; Universidades Sustentáveis; Educação Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )