SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Current Educational Policies: valorization and deficiency of the teaching profession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

LARANJEIRA, Rómina de Mello. "Aqui estou na qualidade de formador, mas sou professor" - transições nas identidades de formadores de adultos em Portugal. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.354-372. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p354-372.

A partir de um quadro teórico-conceptual amparado numa perspetiva sociocultural da literacia, pretendemos discutir neste texto conceções de literacia de oito formadores de adultos a atuar em recentes contextos educativos em Portugal, nomeadamente em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências. A partir da pesquisa realizada, com base numa metodologia qualitativa, o objetivo é analisar a relação entre as conceções de literacia dos formadores e as possíveis mudanças na sua identidade letrada. As suas crenças, as representações e as atitudes sobre a literacia adquirem particular relevância na nossa análise.

Keywords : Literacia/Letramento; Educação de adultos; Identidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )