SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3"Here I am as a trainer, even though I am a teacher" - transitions in adult trainers' identities in PortugalTeaching Activity, Mediation and Teacher Learning in a Teaching Residency Program: an analysis based on cultural-historical theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de  and  WONSIK, Ester Cristiane. Políticas Educacionais Atuais: valorização ou precarização do trabalho docente. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.373-393. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p373-393.

No presente texto, abordando as políticas de valorização do docente propostas a partir de 1990, procuramos mostrar que a elas se relaciona a precarização das condições de trabalho desse profissional. Inicialmente, considerando que a reforma educacional brasileira se orienta principalmente por critérios estabelecidos por organizações internacionais, abordaremos o discurso de valorização do trabalho docente. Na sequência, focalizando os encaminhamentos das políticas educativas brasileiras, estabelecemos uma relação entre essa pretensa valorização e a precarização do trabalho docente. Por fim, entendendo que as políticas expressam as relações sociais mais amplas, vincularemos as novas condicionalidades do trabalho docente às mudanças no mundo do trabalho em geral e teceremos considerações sobre os encaminhamentos da atual política educacional no que diz respeito às condições do trabalho docente.

Keywords : Trabalho Docente; Valorização; Precarização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )