SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3"Aquí estoy en calidad de formador, pero soy profesor" - transiciones en las identidades de formadores de adultos en PortugalLa actividad de Enseñanza, Mediación y Aprendizaje de la Docencia en la Residencia Pedaógica: un análisis a partir de la teoría histórico cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de  y  WONSIK, Ester Cristiane. Políticas Educacionais Atuais: valorização ou precarização do trabalho docente. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.373-393. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p373-393.

No presente texto, abordando as políticas de valorização do docente propostas a partir de 1990, procuramos mostrar que a elas se relaciona a precarização das condições de trabalho desse profissional. Inicialmente, considerando que a reforma educacional brasileira se orienta principalmente por critérios estabelecidos por organizações internacionais, abordaremos o discurso de valorização do trabalho docente. Na sequência, focalizando os encaminhamentos das políticas educativas brasileiras, estabelecemos uma relação entre essa pretensa valorização e a precarização do trabalho docente. Por fim, entendendo que as políticas expressam as relações sociais mais amplas, vincularemos as novas condicionalidades do trabalho docente às mudanças no mundo do trabalho em geral e teceremos considerações sobre os encaminhamentos da atual política educacional no que diz respeito às condições do trabalho docente.

Palabras clave : Trabalho Docente; Valorização; Precarização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )