SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Current Educational Policies: valorization and deficiency of the teaching professionThe Practice of an FFL teacher who suffers from voice and hearing problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

MORETTI, Vanessa Dias  and  MARTINS, Edna. Atividade de Ensino, Mediação e Aprendizagem da Docência na Residência Pedagógica: Uma análise a partir da Teoria Histórico-Cultural. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.394-411. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p394-411.

A partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, a pesquisa apresentada investiga o movimento de aprendizagem da docência desencadeado em estudantes do curso de Pedagogia da universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, por uma proposta específica de estágio supervisionado - o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Partindo das categorias atividade de ensino e mediação, foram analisados o processo de elaboração do Plano de Ação Pedagógica (PAP) e os relatos das vivências dos residentes em um Diário de Campo on-line. A análise da produção do PAP evidencia que a aprendizagem da organização do ensino é possível no contexto do PRP ao ser desencadeada por elementos que têm constituído esse modelo de estágio: a necessidade instaurada de produção do PAP e a imersão contínua no ambiente escolar. A mediação configura-se como um elemento essencial à aprendizagem docente, ao permitir que, ao compartilhar experiências diárias no contexto escolar, o estudante tenha suas aprendizagens marcadas pela mediação de outros, ao mesmo tempo em que também medeia a aprendizagem dos colegas. Por meio da unidade entre aspectos cognitivos e afetivos, a aprendizagem da docência vai se constituindo de forma mediada e em atividade de ensino no espaço propiciado pela Residência Pedagógica.

Keywords : Ambientes Virtuais; Aprendizagem da Docência; Teoria histórico-Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )