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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MOUSTAPHA-SABEUR, Malak. O proceder duplode um professor de FLE que sofre de problemas de voz e de audição. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.412-435. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p412-435.

Este artigo aborda a "ação" (F. Cicurel: 2011) de um professor que sofre de uma voz patológica. Depois de tratamento médico, os órgãos produtores de voz (cordas, faringe, oral e cavidades nasais) foram afetados, bem como o ouvido (principal órgão da audição). Cicurel F. (2011: 86) afirma que, no que diz respeito ao aprendiz, o discurso do professor é uma " parole en action" que contribui para a transmissão do conhecimento e para um " savoir-dire ". É também um discurso multimodal na medida em que a mensagem verbal pode ser comunicada graças à "ferramenta de voz" (M. Moustapha-Sabeur & J. Aguilar Rio (2014))1 e ao " gesto pedagógico " (M. Tellier 2008: 41). Segundo o Sr. Mustapha Sabeur (2014b), a voz e o gesto "são duas ferramentas que os professores usam para conduzir apropriadamente seus cursos e dois índices sobre os quais os alunos são apoiados para manter ou alterar as suas respostas".

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