SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Doble proceder de un profesor de FLE que sufre de problemas de voz y de audiciónSobre investigaciones con jóvenes estudiantes de Enseñanza Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PARAGUASSU, Alita Carvalho Miranda  y  COSTA, Alexandre Ferreira da. Sujeitos patológicos entre a leitura e a escrita. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.436-452. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p436-452.

O presente artigo elabora uma reflexão sobre os transtornos relacionados à leitura e à escrita a partir da concepção de sujeito como uma construção discursiva. A leitura e a escrita são práticas constituídas historicamente que possibilitam modos de posicionar-se no mundo. Assim, entendem-se, nesse estudo, os desvios quanto às normas de escrita e leitura não como meras disfunções biológicas, mas como modos diferentes de ler e escrever produzidos por sujeitos com corpos que se relacionam também de modos diferentes com os instrumentos, os suportes e os métodos mais tradicionais de leitura e escrita. Ressalta-se, portanto, uma perspectiva sociológica e histórica para a compreensão dos problemas de aprendizagem, refutando a biologização excessiva presente atualmente nos diagnósticos dos aprendentes com dificuldades.

Palabras clave : Discurso; Leitura; Escrita; Sujeito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )