SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O proceder duplode um professor de FLE que sofre de problemas de voz e de audiçãoSobre pesquisas com jovens estudantes de Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PARAGUASSU, Alita Carvalho Miranda  e  COSTA, Alexandre Ferreira da. Sujeitos patológicos entre a leitura e a escrita. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.436-452. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p436-452.

O presente artigo elabora uma reflexão sobre os transtornos relacionados à leitura e à escrita a partir da concepção de sujeito como uma construção discursiva. A leitura e a escrita são práticas constituídas historicamente que possibilitam modos de posicionar-se no mundo. Assim, entendem-se, nesse estudo, os desvios quanto às normas de escrita e leitura não como meras disfunções biológicas, mas como modos diferentes de ler e escrever produzidos por sujeitos com corpos que se relacionam também de modos diferentes com os instrumentos, os suportes e os métodos mais tradicionais de leitura e escrita. Ressalta-se, portanto, uma perspectiva sociológica e histórica para a compreensão dos problemas de aprendizagem, refutando a biologização excessiva presente atualmente nos diagnósticos dos aprendentes com dificuldades.

Palavras-chave : Discurso; Leitura; Escrita; Sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )