SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Sujeitos patológicos entre a leitura e a escritaDiálogo entre Pensamento Complexo e Hermenêutica Filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

RAMOS, Nara Vieira; SALVA, Sueli  e  TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Sobre pesquisas com jovens estudantes de Ensino Médio. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.453-468. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p453-468.

Este artigo tem por finalidade apresentar a reflexão suscitada pelo desenvolvimento de uma investigação com jovens estudantes de escolas públicas de Ensino Médio. Procuramos não só analisar, mas ampliar o conhecimento sobre a questão que nos acompanhou durante e após o desenvolvimento da referida pesquisa. Consideramos que é necessário não só conhecer a geração jovem que está na escola, mas desenvolver a habilidade de escuta, antecedida de um olhar sensível, como estratégia para identificar diferentes contextos e direcionar as perguntas de modo que os colaboradores da pesquisa encontrem sentido em dela participar. Agregamos experiências anteriores sobre a pesquisa Juventude Brasileira e Democracia - participação, esferas e políticas públicas, realizada em 2004-2005. Constatamos a necessidade de um cuidado maior na elaboração e na aplicação dos instrumentos de pesquisa, considerando a invisibilidade de muitos jovens. Assim, os instrumentos de produção dos dados quantitativos utilizados foram o foco da reflexão.

Palavras-chave : Pesquisa Quantitativ; Ensino Médio; Juventudes; Instrumentos de Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )