SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Espectador y eslabón común: invención y transformacionesEducación no escolar: discusión terminológica y mapeo de los fundamentos de las tendencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CASTRO, Amanda Motta  y  MACHADO, Rita de Cassia Fraga. Movimento feminista no Brasil e América Latina: reflexões sobre educação e mulheres. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.22-39. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p22-39.

Não temos dúvida de que a caminhada feminista é difícil, lenta e estreita. Contudo também não temos dúvida que as mulheres caminharam e mudaram o destino já traçado para nós pela sociedade patriarcal. Para Ivone Gebara (2000), trata-se de uma caminhada utópica na direção de buscar politizar o privado e para que as mulheres avancem. Este texto busca principalmente fazer uma introdução à história do Movimento Feminista e resgatar o contexto de algumas mulheres, entre tantas outras, que somaram as conquistas das mulheres na América Latina e no Brasil e que, devido à sociedade patriarcal em que vivemos, encontram-se totalmente invisibilizadas e sem o lugar de destaque que merecem. Este texto é escrito com base em três conceitos importantes para os Estudos Feministas: Resistência, Gênero e Patriarcado.

Palabras clave : Feminismo; Resistência; Gênero; Patriarcado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )