SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The Feminist Movement in Brazil and Latin America: reflections on education and womenMathematics education and power: a story against the grain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

MARTINS, Marcos Francisco. Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendências. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.40-61. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p40-61.

O artigo problematiza as terminologias que são empregadas para denominar processos educativos desenvolvidos fora da escola e apresenta um mapeamento das tendências que eles seguem a partir dos fundamentos filosóficos que guardam, sustentado no materialismo histórico-dialético. Utiliza referências bibliográficas para sustentar o argumento de que não é neutra ética e politicamente a discussão terminológica e que a educação escolar e não escolar são determinadas e determinantes da vida social, porque operam com o modo de produção e de reprodução do ser social uma relação de tipo histórico-dialética, da qual resultam identidades entre as tendências que as orientam.

Keywords : Educação não Escolar; Fundamentos da Educação; Tendências Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )