SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendênciasComunidades tradicionais e preconceito: subsídios para a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ROLIM, Carmem Lucia Artioli. A educação matemática e o poder: uma história a contrapelo. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.62-77. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p62-77.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórica, que busca compreender a educação matemática como processo sociocultural construído na historicidade dos sujeitos. Tendo por base a abordagem qualitativa, os procedimentos utilizados para o estudo compreendem a pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo de adentrar os mecanismos de poder, presentes na matemática, como processo educacional institucionalizado. Nesse contexto, são exploradas construções históricas da matemática escolar, considerando-se os instrumentos que classificam e adjetivam os sujeitos pautados pelo domínio do conhecimento matemático e legitimados pela classe hegemônica. Os resultados indicam que a educação matemática institucionalizada nas escolas não se desvincula da sociedade, pelo contrário, a ela responde, reafirmando a necessidade de questionar ideologias e analisar o papel da educação matemática como construção social, considerando-se os efeitos de controle e poder que perpassam os processos educacionais.

Palavras-chave : Educação Matemática; Controle e Poder; Construção Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )