SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1La educación matemática y el poder: una historia a contrapeloEnseñanza desarrolladora: una posibilidad para la superación de la perspectiva ontológica realista empírica en el área de educacíon física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

VILLELA, Fábio Fernandes. Comunidades tradicionais e preconceito: subsídios para a formação de professores. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.78-97. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p78-97.

Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa que possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos de escolas de meio rural, com a finalidade principal de aprimorar a formação de professores (Cf. Autor, 2013-2015). No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes as representações sociais sobre os "caipiras", de modo que este projeto colabora na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e na compreensão de processos envolvendo relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas "caipiras". Esta pesquisa possibilitou, com relação à formação de professores, problematizar a perspectiva da contra-hegemonia cultural; inferir que se deve trabalhar o preconceito contra a origem geográfica e de lugar como elemento de constituição da humanização do educando; e teorizar a formação na perspectiva da ação política voltada para a transformação social.

Palabras clave : Comunidades Tradicionais; Representações Sociais; Preconceito contra a Origem Geográfica e de Lugar; Bullying Escolar; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )