SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Comunidades tradicionales y prejuicio: subvenciones para la formación del profesoradoElementos constitutivos de la experiencia infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ORTIGARA, Vidalcir  y  CORAL, Maurício Abel. Ensino desenvolvimental: uma possibilidade para a superação da perspectiva ontológica realista empírica na área da educação física. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.98-116. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p98-116.

O presente artigo busca discutir as consequências que a atual tendência de produção do conhecimento na área da Educação Física tem na formação e na prática pedagógica dos professores. Indicamos que os conhecimentos dessa área estão majoritariamente sendo produzidos a partir de uma perspectiva ontológica realista empírica, que limita a atuação do professor e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nos estudantes ao nível das manifestações empíricas da realidade, ou seja, que estão ligadas aos conhecimentos do cotidiano e à adequação ao modo de vida posto. Como alternativa a isso, apontamos o ensino desenvolvimental, que postula o ensino organizado de forma a conduzir o desenvolvimento das funções psíquicas superiores pela apropriação e compreensão das relações essenciais gerais dos objetos.

Palabras clave : Ensino Desenvolvimental; Realismo Crítico; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )