SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Comunidades tradicionais e preconceito: subsídios para a formação de professoresElementos constitutivos da experiência infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ORTIGARA, Vidalcir  e  CORAL, Maurício Abel. Ensino desenvolvimental: uma possibilidade para a superação da perspectiva ontológica realista empírica na área da educação física. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.98-116. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p98-116.

O presente artigo busca discutir as consequências que a atual tendência de produção do conhecimento na área da Educação Física tem na formação e na prática pedagógica dos professores. Indicamos que os conhecimentos dessa área estão majoritariamente sendo produzidos a partir de uma perspectiva ontológica realista empírica, que limita a atuação do professor e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nos estudantes ao nível das manifestações empíricas da realidade, ou seja, que estão ligadas aos conhecimentos do cotidiano e à adequação ao modo de vida posto. Como alternativa a isso, apontamos o ensino desenvolvimental, que postula o ensino organizado de forma a conduzir o desenvolvimento das funções psíquicas superiores pela apropriação e compreensão das relações essenciais gerais dos objetos.

Palavras-chave : Ensino Desenvolvimental; Realismo Crítico; Educação Física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )