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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. Elementos constitutivos da experiência infantil. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.117-142. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p117-142.

O artigo apresenta os elementos que compõem as experiências produzidas pelas crianças no ambiente da Educação Infantil. A categoria experiência foi refinada a partir da crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin e dos Estudos Sociais da Infância. O estudo de caráter qualitativo buscou captar a densidade das ações das crianças. Identificou-se que as experiências das crianças são resultantes da combinatória de ações que elas desenvolvem nas relações que estabelecem com os artefatos, nas relações vivenciadas entre elas e os adultos e por último nas relações entre as próprias crianças. Ao vivenciar as experiências no âmbito da instituição, as crianças articulam-nas a situações vividas em temporalidades distintas das dos adultos, criando, assim, campos de experiências.

Palavras-chave : Educação Infantil; Crianças; Infâncias; Campos de Experiências.

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