SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Learning and teaching from the perspective of feuerstein's theory of structural cognitive modifiability and freire's pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de  and  MELO, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira. Linguagem literária e pensamento: aproximações teórico-metodológicas à luz da semiótica e da teoria histórico-cultural. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.148-169. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p148-169.

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar aspectos do desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir do uso do texto literário em sala de aula. A análise é feita a partir do diálogo teórico da Semiótica de linha francesa e dos fundamentos da teoria histórico-cultural de Vygotsky, em que pela reflexão e análise, faz uma crítica aos modos como são utilizados os textos no processo de ensino e aprendizagem escolar que acabam inibindo a construção do pensamento elaborado e crítico pelo aluno. Neste artigo, mostram-se, ainda, exemplos de leitura de contos da literatura infantil que podem desenvolver uma ação reflexiva no aluno e, ao mesmo tempo, direcionar o trabalho literário em favor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores e do próprio pensamento elaborado enfatizado por Vygotsky (1989) em diálogo com as contribuições da Semiótica literária. A partir desse exercício crítico, podem-se pensar novas alternativas para o trabalho com a linguagem literária na escola em qualquer nível de ensino.

Keywords : Linguagem; Literatura; Pensamento; Semiótica; Histórico-Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )