SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aprender e ensinar sob a ótica da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural de feuerstein e da pedagogia freireana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de  e  MELO, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira. Linguagem literária e pensamento: aproximações teórico-metodológicas à luz da semiótica e da teoria histórico-cultural. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.148-169. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p148-169.

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar aspectos do desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir do uso do texto literário em sala de aula. A análise é feita a partir do diálogo teórico da Semiótica de linha francesa e dos fundamentos da teoria histórico-cultural de Vygotsky, em que pela reflexão e análise, faz uma crítica aos modos como são utilizados os textos no processo de ensino e aprendizagem escolar que acabam inibindo a construção do pensamento elaborado e crítico pelo aluno. Neste artigo, mostram-se, ainda, exemplos de leitura de contos da literatura infantil que podem desenvolver uma ação reflexiva no aluno e, ao mesmo tempo, direcionar o trabalho literário em favor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores e do próprio pensamento elaborado enfatizado por Vygotsky (1989) em diálogo com as contribuições da Semiótica literária. A partir desse exercício crítico, podem-se pensar novas alternativas para o trabalho com a linguagem literária na escola em qualquer nível de ensino.

Palavras-chave : Linguagem; Literatura; Pensamento; Semiótica; Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )