SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Linguagem literária e pensamento: aproximações teórico-metodológicas à luz da semiótica e da teoria histórico-culturalPedagogia no cárcere: história e memória das práticas pedagógicas nas unidades penais do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

NOGARO, Arnaldo  e  STRIEDER, Roque. Aprender e ensinar sob a ótica da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural de feuerstein e da pedagogia freireana. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.170-186. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p170-186.

Resumo: A teoria da modificabilidade cognitiva estrutural se fundamenta na crença de que todo ser humano é capaz de aprender desde que esteja aberto às mudanças, independente de sua idade, condição genética ou experiência de vida. Partindo dessa premissa, este artigo, fruto de pesquisa teórica, aborda possibilidades de a mudança cognitiva estrutural dar-se de forma similar ao que ocorre nas mudanças naturais e contínuas dos aspectos biológicos cronológicos de uma pessoa, sendo que a diferença entre ambas estaria no fato da primeira ser opcional; e a segunda, determinada. A partir desta predisposição do sujeito, surgem novas formas de aprender e ensinar que podem ser incorporadas ao exercício cotidiano da prática docente para que este possa contribuir com sua modificabilidade cognitiva. Para corroborar com essa perspectiva, buscaram-se nos princípios pedagógicos da pedagogia freireana bases teóricas que fundamentam os saberes necessários à adoção desta prática. A modificabilidade cognitiva ocorre quando são criadas as condições adequadas, sejam elas da parte do professor ou do estudante, para isso se exige a superação da pedagogia conservadora que impede a autonomia, o diálogo e a criticidade, princípios basilares da pedagogia de Freire e considerados elementos essenciais para gerar a modificabilidade cognitiva estrutural.

Palavras-chave : Modificabilidade; Formação Docente; Prática Pedagógica; Ação e Reflexão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )