SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aprender y enseñar desde el punto de vista de la teoría de la modificabilidad cognitiva estructural de feuerstein y de la pedagogía freireanaEstilos de Aprendizaje em los estudiantes de enfermería em una Universidad de Colombia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Pedagogia no cárcere: história e memória das práticas pedagógicas nas unidades penais do Paraná. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.187-208. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p187-208.

Resumo: O artigo tem como objetivo compreender em que medida o trabalho da professora pedagoga que atua em espaço de privação de liberdade possibilita aos apenados a garantia do direito à educação. O estudo se justifica por sua atualidade e relevância em termos de compreender que a prisão pode ser um espaço pedagógico de múltiplas possibilidades e potencialidades. Assim, buscou-se pesquisar: Quem são as profissionais que atuam dentro das prisões? De que forma o trabalho da pedagoga colabora para a implantação e efetivação da oferta de educação dentro dos espaços prisionais? Quais requisitos formativos e conhecimentos pedagógicos são imprescindíveis a essa profissional para atuar dentro desses espaços? Os estudos de Certeau (2011), Chartier (1990), Frago (1995), Foucault (2013), Freire (1983, 2011), Frison (2004), Gatti e Barreto (2009), Julia (2001), Ribeiro (2011) e Souza (2011) foram particularmente importantes para o aprofundamento da questão problema e ampliaram a percepção da vivência pedagógica nos espaços de privação de liberdade. As reflexões deste estudo resultam de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, documental e de campo. A pesquisa de campo consistiu de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco pedagogas de unidades penais do Estado do Paraná. O estudo suscita novos e relevantes debates acerca da formação do profissional pedagogo para atuação em espaços diversos, como é o caso da prisão, favorecendo reflexões a respeito da necessidade de um trabalho pedagógico consistente e emancipador para além do cárcere.

Palabras clave : Educação para privados de Liberdade; Pedagoga; Prática Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )