SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Teaching in jails: history and memory of pedagogial practices in jails of paranáReflections on the academic background and teaching practice of the teacher-engineer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ROYERT, Judith Martinez  and  FELICETTI, Vera Lucia. Estilos de Aprendizaje em los estudiantes de enfermería em una Universidad de Colombia. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.209-226. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p209-226.

Resumo: Este artigo de investigação apresenta um estudo que teve como objetivo caracterizar os estilos de aprendizagem em estudantes de Enfermaria na Universidade de Sucre (Colômbia). A metodologia de estudo teve um enfoque quantitativo cuja base de dados foi formada pelas respostas de 212 estudantes selecionados por meio de uma mostra intencional, os quais responderam os questionários CHAEA "Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem" e o ILS "Inventário de estilos de aprendizagem". Com o propósito de fazer uma caracterização mais completa, a preferência de estilos foi identificada a partir de dois modelos ou tipologias, a de Gallego e Alonso (CHAEA) e o modelo de Felder e Silverman (ILS). Os resultados mostraram uma preferência pelo estilo equilibrado com o modelo de ILS e pelo estilo reflexivo com o CHAEA. Além disso, se encontrou uma constatação contraditória, o estilo reflexivo estava ausente no modelo de ILS.

Keywords : Aprendizagem; Estilos de Aprendizagem; Questionários CHAEA e ILS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )