SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Reflexiones sobre la formación y la práctica docente del profesor ingenieroLa construcción de una política ambiental para la universidad: la experiencia de la Universidad Metodista de Piracicaba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Reflexões sobre a formação e a prática docente do professor-engenheiro. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.244-243. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p244-263.

Resumo: Este artigo busca fazer reflexões e discussões baseadas em experiências e vivências dos autores sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional, Ensino Superior e no Ensino de Pós-Graduação. A discussão se dá mais especificamente para o Docente Engenheiro. Qual o perfil do Professor-Engenheiro? Como este profissional aprende a prática docente, uma vez que não é licenciado? Será que o foco é na transmissão de conteúdos ou na construção do conhecimento? Considerando o contexto histórico e social, quais os desafios a serem enfrentados? Estas questões ganham destaque e levam a reflexões, mostrando a importância e a necessidade da formação pedagógica para os professores engenheiros. Visando a uma compreensão mais aprofundada do problema, esta pesquisa fundamenta-se com o aporte teórico de pensamentos e conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, além de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros.

Palabras clave : Formação de Professores; Ensino de Engenharia; Habitus Professoral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )