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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FOERCH, Daniela Fenu  e  IUSPA, Flavia. A internacionalização da filosofia educacional Reggio Emilia. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.321-350. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p321-350.

Resumo: Este artigo apresenta a história e a estrutura da filosofia Reggio Emilia. É uma abordagem educacional para a educação infantil, a qual coloca as crianças como os principais participantes e protagonistas do currículo. O artigo também mostra a crescente influência da filosofia de Reggio Emilia em todo o mundo por meio de organizações regionais e nacionais. A associação dos valores fundamentais de Reggio Emilia lida com habilidades sensíveis globalmente competentes, o que contribui para que esta filosofia supra as necessidades crescentes em todo o mundo. Em última análise, a internacionalização desta abordagem inspirou práticas de ensino em todo o mundo. Dentro de diferentes nações, organizações que defendem a aplicação de Reggio Emilia em várias escolas têm crescido, solicitando a necessidade de educar as crianças para se desenvolver emocionalmente e cognitivamente no fazer pensar visível.

Palavras-chave : Filosofia Reggio Emilia; Empatia; Inteligência Emocional; Competência Global; Hábitos da Mente; Reflexão do Professor; Documentação.

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