SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Financiamiento de la educación básica en el nuevo Plan Nacional de Educación: progreso, dilemas y perspectivasEl trabajo de los profesores de la escuela pública de Niterói: límites de la precariedad o la precariedad sin límites índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SOLIGO, Valdecir. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Incidência de Pobreza nos municípios de pequeno porte da região Sul do Brasil. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.383-398. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p383-398.

A interferência das condições sociais no rendimento escolar não é novidade para a ciência. O que motiva esta investigação é a insuficiência de estudos quantitativos com os dados disponibilizados pelo IBGE e INEP referentes à educação e às condições sociais da população brasileira como ferramentas de planejamento da gestão pública. O objetivo foi analisar em que medida e intensidade as condições sociais interferem no rendimento escolar. Para tanto foi utilizado regressão linear entre as variáveis: Incidência de Pobreza e Valor médio de IDEB para municípios com menos de 10 mil habitantes e que apresentam ambas as variáveis na Região Sul do Brasil. Como resultado, os valores indicam que há uma relação inversamente proporcional, demonstrando que, conforme aumentam os valores da Incidência de Pobreza, diminuem os valores Médios do IDEB. Outro aspecto revelado na pesquisa é a diferença entre os resultados da Região Sul e da análise de cada Unidade Federativa que compõem a Região em separado, indicando fragilidade das análises estatísticas de grande proporção.

Palabras clave : Avaliação; Pobreza; Rendimento Escolar..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )