SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The Development Index of Basic Education and Poverty Levels in small municipalities of Southern BrazilUndergraduate distance education and teacher training at UFT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

RODRIGUES*, Jéssica do Nascimento  and  RANGEL, Mary. O trabalho de professores da escola pública niteroiense: limites da precarização ou precarização sem limites. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.399-425. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p399-425.

Neste artigo, recorte de uma tese de doutorado em Educação, objetivou-se perscrutar o contexto de atuação dos professores de Língua Portuguesa de três escolas municipais de Niterói-RJ, procurando entender as condições concretas de realização de seu trabalho, seus limites e suas possibilidades, de acordo com as versões da realidade produzidas pelos próprios professores. Para tanto, no referencial teórico, lançou-se mão do materialismo histórico e dialético e da teoria da enunciação, de fundamentação bakhtiniana, os quais também guiaram a metodologia adotada. Como dispositivos enunciativos, utilizaram-se questionários semiestruturados, grupos focais e entrevistas individuais. Como resultado, destacou-se o panorama de sucateamento das escolas públicas e de precarização das condições de vida e de trabalho dos docentes, decorrente do próprio acirramento das relações materiais e não materiais na realidade em que atuam.

Keywords : Trabalho Docente; Escola Pública; Precarização..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )