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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

RODRIGUES*, Jéssica do Nascimento  e  RANGEL, Mary. O trabalho de professores da escola pública niteroiense: limites da precarização ou precarização sem limites. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.399-425. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p399-425.

Neste artigo, recorte de uma tese de doutorado em Educação, objetivou-se perscrutar o contexto de atuação dos professores de Língua Portuguesa de três escolas municipais de Niterói-RJ, procurando entender as condições concretas de realização de seu trabalho, seus limites e suas possibilidades, de acordo com as versões da realidade produzidas pelos próprios professores. Para tanto, no referencial teórico, lançou-se mão do materialismo histórico e dialético e da teoria da enunciação, de fundamentação bakhtiniana, os quais também guiaram a metodologia adotada. Como dispositivos enunciativos, utilizaram-se questionários semiestruturados, grupos focais e entrevistas individuais. Como resultado, destacou-se o panorama de sucateamento das escolas públicas e de precarização das condições de vida e de trabalho dos docentes, decorrente do próprio acirramento das relações materiais e não materiais na realidade em que atuam.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Escola Pública; Precarização..

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