SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3O trabalho de professores da escola pública niteroiense: limites da precarização ou precarização sem limitesProfessor reflexivo: um contributo à epistemologia da prática e à formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FARIA*, Denilda Caetano de; SILVA, Moisés Gregório da  e  ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. A Educação a distância e a formação de professores em licenciaturas na UFT. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.426-438. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p426-438.

Neste estudo apresentam-se algumas considerações sobre a formação docente a distância, em contexto de expansão e interiorização da educação superior. Buscam-se, a partir da história e da formação a distância, compreender e refletir sobre as mudanças e as transformações no âmbito das políticas de formação de professores nas IES e suas implicações, mais especificamente na UFT. A metodologia adotada recorre às fontes bibliográficas, documentais e entrevistas. Os resultados evidenciam que houve um aumento significativo de oferta de cursos de licenciaturas a distância no Tocantins, contudo muitos desafios precisam ser superados no sentido de ampliar o acesso e garantir a qualidade na formação docente.

Palavras-chave : Formação Docente; Educação a Distância; UFT..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )