SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3La educación a distancia y la formación del profesorado en la UFTBajo la cúpula de las constelaciones: la teoría del actor-red y laenseñanza de la astronomía en el planetario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LIRA, Mirtes Ribeiro de  y  SARMENTO, Elisângela Campos Damasceno. Professor reflexivo: um contributo à epistemologia da prática e à formação docente. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.439-453. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p439-453.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o professor reflexivo como impulso à epistemologia da prática, com vistas a subsidiar a formação permanente dos professores, condição indispensável à conquista da qualidade do exercício profissional. O presente trabalho fundamenta-se, primordialmente, em Dewey (1960), Freire (1997), Schön (2000), Pimenta (2002) e Zapata (2004). A metodologia da pesquisa pauta-se em relatos de experiência docente, assentados numa revisão bibliográfica. Sendo assim, espera-se que os resultados obtidos possam evidenciar a relevância do professor reflexivo e da epistemologia da prática no contexto escolar, tendo em vista as contribuições à formação docente e à consequente melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Professor Reflexivo; Epistemologia da Prática; Formação Docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )