SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A Educação a distância e a formação de professores em licenciaturas na UFTSob a cúpula das constelações: a teoria ator-rede e o ensino de astronomia no planetário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

LIRA, Mirtes Ribeiro de  e  SARMENTO, Elisângela Campos Damasceno. Professor reflexivo: um contributo à epistemologia da prática e à formação docente. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.439-453. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p439-453.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o professor reflexivo como impulso à epistemologia da prática, com vistas a subsidiar a formação permanente dos professores, condição indispensável à conquista da qualidade do exercício profissional. O presente trabalho fundamenta-se, primordialmente, em Dewey (1960), Freire (1997), Schön (2000), Pimenta (2002) e Zapata (2004). A metodologia da pesquisa pauta-se em relatos de experiência docente, assentados numa revisão bibliográfica. Sendo assim, espera-se que os resultados obtidos possam evidenciar a relevância do professor reflexivo e da epistemologia da prática no contexto escolar, tendo em vista as contribuições à formação docente e à consequente melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : Professor Reflexivo; Epistemologia da Prática; Formação Docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )