SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3El profesor reflexivo: una contribución a la epistemología de la práctica y Ala formación del profesoradoLas concepciones de los profesores del aula común sobre el servicio educativo especializado y los procesos de escolarización de los estudiantes con discapacidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

GONCALVES, Erica de Oliveira  y  BORGES, Martha Kaschny. Sob a cúpula das constelações: a teoria ator-rede e o ensino de astronomia no planetário. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.454-470. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p454-470.

A abrangência e a magnitude dos conteúdos de astronomia despertam a curiosidade de crianças e de adultos, contribuem para a produção de conhecimentos e podem estimular o desenvolvimento de práticas docentes interdisciplinares. Nesse contexto, os Planetários oferecem possibilidades diferenciadas para os processos de ensino e de aprendizagem da astronomia. O objetivo desse artigo é analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental percebem o Planetário nos processos educativos. Para isto utilizamos o quadro teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede (TAR) proposto por Bruno Latour (2012), especialmente a partir do conceito de actante, que pode ser um agente humano ou não humano. Os actantes podem assumir dois papéis distintos: de mediador, quando suas ações/associações na rede promovem mudanças; ou o de intermediário, quando o agente apenas transmite/reproduz as ações/associações existentes sem modificar as redes e os outros actantes. Assim, nos interessa responder à seguinte pergunta norteadora: em quais situações os professores concebem o Planetário como mediador dos processos de ensino e aprendizagem de astronomia ou como intermediário destes processos? Inicialmente, com o intuito de aproximação à temática, realizamos uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre o ensino de astronomia. A seguir, examinamos 97 questionários dos professores dos diferentes níveis de ensino que frequentaram o Planetário com suas turmas durante o ano de 2014. Os resultados indicam que os professores dos anos iniciais, ao agirem de forma planejada e intencional no ensino de conteúdos de astronomia, percebem o Planetário como mediador, segundo a Teoria Ator-Rede, uma vez que, nestas situações, o Planetário - um dispositivo não humano - influencia, modifica e organiza as ações de ensino e aprendizagem de astronomia.

Palabras clave : Ensino de Astronomia; Teoria Ator-Rede; Planetário..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )