SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Under the dome of the constellations: actor-network theory andastronomyeducation in theplanetariumThe rise of childhood SENTIMENT in Brazil and the care of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

FUCK, Andréia Heiderscheidt; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado  and  RENGEL, Juliana Testoni dos Santos. As concepções das professoras da sala comum sobre o atendimento educacional especializado e os processos de escolarização dos alunos com deficiência. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.471-490. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p471-490.

Este trabalho objetiva apresentar e analisar as concepções das professoras da Sala Comum sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Para a construção dos dados, utilizou-se a aplicação de questionários a 144 docentes do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Joinville e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Franco (2012). Os resultados indicam que as professores da Sala Comum, de forma expressiva - 133 (92%) -, acreditam no AEE nas SRM como potencializador de aprendizagem e desenvolvimento. No entanto, essas questões se apresentam mescladas com os desafios que as professoras da Sala Comum vivenciam no cotidiano do trabalho docente e, de forma específica, na relação com os alunos público-alvo da Educação Especial. Evidenciou-se ainda, falta de comunicação entre o professor da Sala Comum e o professor da SRM, já que a troca de informações entre os docentes se dá em uma relação unilateral. Na concepção das docentes da Sala Comum, é a professora especializada que deve encontrar soluções para as diferenças no processo de escolarização dos estudantes que frequentam o AEE. Conclui-se que é necessário maior diálogo entre os profissionais envolvidos neste processo, assim como maior entendimento das funções do próprio professor especializado.

Keywords : Trabalho Docente; Salas de Recursos Multifuncionais; Atendimento Educacional Especializado..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )