SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3O surgimento do sentimento de infância no Brasil e o cuidado com as criançasDesenvolvimento de uma compreensão intuitiva e probabilística de níveis de significância estatística α = 0,05 eα = 0,01 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

NASCIMENTO*, Elaine Cristina; BEHRENS, Marilda Aparecida  e  TORRES, Patricia Lupion. A metodologia de projetos e o desafio na elaboração de novas possibilidades de propostas. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.518-533. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p518-533.

As demandas da sociedade e o desencadeamento das transformações decorrentes destas no campo da Educação têm sido tema de constantes debates, principalmente ao abordar a Formação de Docentes e a prática Pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos educacionais. Desta forma, os processos relacionados ao ato de ensinar e aprender também precisam estar em constante análise e reflexão, pois precisam estar em consonância com os novos paradigmas. Neste contexto, esta pesquisadora, integrante do Grupo PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, na Linha de pesquisa - Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, optou por investigar: Quais os elementos estruturantes na Metodologia de Projetos para uma formação que subsidie e que atenda ao paradigma da complexidade? Esta pesquisa-ação de natureza qualitativa é parte do projeto de Formação Pedagógica do Professor Universitário do grupo PEFOP numa pesquisa-ação que foi realizada em quatorze encontros, por meio de Seminário aprofundamento da linha de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores (Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Para este estudo, tomou-se como problema: Quais são os elementos estruturantes necessários para uma proposta de Metodologia de Projetos para uma formação que atenda ao paradigma da complexidade? Como objetivo o processo investigativo buscou considerar nas discussões e nas reflexões quais os desafios apresentados pelos participantes, visando a um olhar sobre os dados obtidos na pesquisa, que possibilitem uma reflexão dialógica, criativa e cooperativa, apontando para uma ação colaborativa e transformadora nas práticas pedagógicas e fornecendo subsídios aos professores, por meio da Metodologia de Projetos (Behens, 2016) e seus elementos estruturantes, consolidando seu fazer docente.

Palavras-chave : Formação de Professores; Prática Pedagógica; Metodologia de Projetos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )