SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1INITIAL TEACHER TRAINING: EXPERIENCES AND NEEDS PERCEIVED IN UNDERGRADUATESCOLLECTIVE CURRICULAR DEVELOPMENT IN TEACHER TRAINING FOR SPECIAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SARDELICH, Maria Emilia. IMAGENS DA DOCÊNCIA ENTRE LICENCIANDOS: VISUALIDADES COMUNS E TRANSGRESSORAS. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.21-46. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p21-46.

Este artigo tem por objetivo dar visibilidade às representações da docência que estão se construindo entre licenciandos em um contexto de desprofissionalização e excesso de informação/imagens que afetam nossos modos de pensar, agir e aprender. A investigação, realizada com licenciandos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situa-se no âmbito dos Estudos Culturais, mais precisamente no campo da Cultura Visual, compreendendo o visual como lugar de interação social, no qual transitam enunciados conflitantes em meio a processos de identificação. Os resultados alcançados apontam para uma visualidade comum atrelada à missão docente vocacional. Junto a essa visualidade comum também emergem outras que sinalizam um modo transgressor de ver e ver-se na docência.

Keywords : Docência; Formação de Professores; Cultura Visual; Visualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )