SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1FORMACIÓN INICIAL DOCENTE: EXPERIENCIAS Y NECESIDADES PERCIBIDAS POR ESTUDIANTES DE PROFESORADOLA CONSTRUCCIÓN CURRICULAR COLECTIVA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN ESPECIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SARDELICH, Maria Emilia. IMAGENS DA DOCÊNCIA ENTRE LICENCIANDOS: VISUALIDADES COMUNS E TRANSGRESSORAS. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.21-46. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p21-46.

Este artigo tem por objetivo dar visibilidade às representações da docência que estão se construindo entre licenciandos em um contexto de desprofissionalização e excesso de informação/imagens que afetam nossos modos de pensar, agir e aprender. A investigação, realizada com licenciandos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situa-se no âmbito dos Estudos Culturais, mais precisamente no campo da Cultura Visual, compreendendo o visual como lugar de interação social, no qual transitam enunciados conflitantes em meio a processos de identificação. Os resultados alcançados apontam para uma visualidade comum atrelada à missão docente vocacional. Junto a essa visualidade comum também emergem outras que sinalizam um modo transgressor de ver e ver-se na docência.

Palabras clave : Docência; Formação de Professores; Cultura Visual; Visualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )